Segurança Digital: Mais uma barreira quebrada ! (Pelos Bandidos virtuais)
Olá meus amigos,
aqui na Inglaterra, as empresas (melhor a TKMax um dos maiores varejistas do Reino Unido) está sofrendo com mais uma dor de cabeça. Descobriram no mês passado que desde 2005, hackers (prefiro dizer: Bandidos virtuais) roubaram dados de cartões de crédito e de débito de mais de 45 milhões de clientes da rede de lojas espalhadas pelo mundo sem que a empresa descobrisse ! É isso mesmo, dá para acreditar ? Nos EUA eles conseguiram roubar até Security Numbers ( registro equivalente ao nosso CPF).
Nas turmas de mestrado em Business aqui na Europa, esta é uma discussão frequente dentro das salas de aula. Como conseguir proteger dados de clientes dentro de empresas de maneira a garantir a confidencialidade das informações ? A resposta é um grande e agudo ponto de interrogação.
As Fraudes na Internet estão crescendo muito aqui no Reino Unido e as empresas ainda estão em um processo de adaptações e implantações de sistemas que venham a ajudar controlar este tipo de crime. No entanto, especialistas garantem que empresas podem ter os dados dos clientes roubados sem saber que isto está acontendo.
De acordo com o DataMonitor (2007) 12% dos usuários de Internet no Reino Unido são vítimas de algum tipo de fraude, porção que representa 3,8 milhões de usuários, já que o número de Internautas no Reino Unido é estimado em 29 milhões de pessoas.
Voltando ao problema das empresas, não sou um especialista no assunto Tecnologia da Informação, mas trabalhei em empresa que detinha muita informação confidencial de clientes, e que não possuia nenhum tipo de processo ou métodos de controle de acesso destas informações por parte de funcionários. Não posso generalizar, mas desconfio que muitas empresas de médio porte não possuem nenhum tipo de barreira tecnologica ou processual para controlar este tipo de fraude.
Para nós, como consumidores, só nos resta torcer para que nada nos aconteça, já que mesmo tomando os cuidados pessoais quando navegamos pela Internet não estamos seguros ! Parece que a solução é voltarmos há alguns anos atrás quando não tinhamos cartão de crédito, computadores pessoais e tudo só se pagava no dinheiro. Pelo menos, os bandidos falsificavam somente o dinheiro não é mesmo... (sei que não era tão simples assim ...:-))
Quem tiver interesse, pode visitar a página em inglês para explorar mais o tema:
http://business.guardian.co.uk/story/0,,2047193,00.html
Cheers !
Monday, April 02, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment