Os benefícios de uma rede de relacionamento Online
Construir sua rede de relacionamentos é mais do que apertar um botão e adicionar alguém na sua rede de relacionamentos do Orkut ou Linkedin. As vantagens de ter ou fazer parte de uma destas redes, pode não vir de forma imediata. Após ler alguns artigos acadêmicos sobre Social Networking, chega-se a conclusão de que existem 3 principais vantagens de construir ou fazer parte destas redes:
- Acesso à informações exclusivas
- Acesso à conhecimentos específicos
- Poder
Toda decisão é baseada em informações públicas ou privadas que coletamos diariamente. No entanto, quanto mais o acesso a informação torna-se mais fácil, mais reduzida se torna a oportunidade de ganhar uma vantagem competitiva utilizando-se a informação. Uma rede de relacionamento oferece acesso, quando bem utilizada, a uma fonte privada e exclusiva de informações.
Um bom exemplo deste conceito, é uma rede de relacionamentos formada por ex-alunos do Professor Miyashita (http://www.miyashita.com.br/) que fundou a comunidade do Bem, formada por ex-alunos, na sua maioria executivos de média gerência, com o objetivo de divulgar oportunidades de trabalho, trocar informações sobre teinamentos e experiências profissionais. Só ganha acesso às informações, quem participa da comunidade.
Outro paradigma das redes de relacionamento é o da colaboração. De acordo com Dr Axelrod no seu artigo The Evolution of Cooperation “A base da colaboração não está na confiança, mas sim na durabilidade da relação”. Ou seja, a exploração de membros de sua rede de relacionamento não é beneficial no curto prazo, mas sim no longo-prazo. Membros de uma rede sabem que eles vão fazer negócio, ou trocar favores ou informação entre eles, em algum momento, por mais de uma vez.
Construir uma rede de relacionamentos requer tempo e esforço, no entanto, os benefícios não aparecem instantaneamente. Uma rede de relacionamento lhe traz a oportunidade de se conectar com pessoas que você poderá acionar para pedir ajuda e retribuir um favor. E aqui está o desafio para redes de relacionamentos criadas por empresas, com a intenção somente de promover seus produtos e serviços.
Ao construir sua rede de contatos, é importante diversificar, ou seja, procurar não somente pessoas com as quais você se relacionou no passado, mas também pessoas que possuem os mesmos objetivos, interesses e até mesmo os mesmos problemas que você.
Sugiro que você junte-se a grupos de discussão e fóruns que tenham os mesmos objetivos que você. A personalidade individual de cada membro não é importante, pois todos estarão debatendo e trabalhando em busca de um objetivo em comum. Como exemplo, você pode juntar-se à uma Ong, Instituição de caridade, comitê ou projeto de algo que você tenha paixão.
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