Thursday, January 15, 2009



Como Pequenas Empresas podem utilizar a Web 2.0 para criar valor ao cliente e aumentar a lucratividade.

É interessante notar que mesmo com o aumento constante de pessoas com acesso à Internet, as pequenas empresas ainda estejam negligenciando a utilização deste meio.

Estou escrevendo um artigo, sobre as dimensões de criação de valor através da utilização das ferramentes de Web 2.0, sendo elas: a criação inovador, facilitador de preço, integrador tecnologico, gerenciador de marca, simplificadores e socializadores. As dimensões de proposição de valor apresentadas exploram características que podem ser aplicadas no posicionamento de marcas, produtos e serviços com o objetivo de criar valor aos clientes posicionados em nichos ou segmentos de mercado específicos.

Uma proposição de valor deve oferecer aos clientes uma visão clara e única e forma a base para as estratégias de negócio e operação da empresa. Estas proposições de valor, são desenvolvidas para explorar as melhores competências que irão entregar ao cliente os benefícios através de produtos e serviços de maneira muito mais eficiente e eficaz que seus concorrentes, desta forma, a proposição de valor é o ponto comum entre a empresa e seus clientes.

As ferramentas de Web 2.0, tais como blogs, wikis, podcasts, webcasts, redes de relacionamento online, fórums, entre outras, oferecem uma oportunidade de ouro para pequenas empresas promoverem o boca-a-boca digital, a divulgação de suas marcas e serviços, promover diálogos em torno de seus produtos, fornecer oportunidades ímpar para seus clientes, etc. Tudo isso, com baixo investimento financeiro, mas com muito suor e lágrimas.

Existem vários exemplos de utilização destas ferramentas por pequenas e médias empresas. Se tiver interesse, acesse o site http://www.smallbusinessadvice.tv/ e veja depoimentos de pequenos empreendedores que se utilizam da Web para fazer negócios e levar a suas marcas e produtos para dimensões nunca antes explorada.

O pequeno varejista e empresário brasileiro, deve explorar mais estas oportunidades ! Fique ligado!

Fabio

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