Thursday, November 02, 2006



Global Trends - Strategic Marketing

A indústria automobilistica conseguirá se tornar ambientalmente responsável ?

Na última segunda-feira, aqui na Inglaterra, Sir Stern, um economista consagrado e um dos conselheiros do primeiro ministro Tony Blair, divulgou o seu relatório sobre as previsões economicas que poderão ocorrer em decorrência do aquecimento global, que embora muitos acreditem ser um ciclo natural do planeta, é em 90% acelerado pelas altas taxas de emissão de CO2 na atmosfera. Entre outras previsões catastróficas, o relatório prevê que se nenhuma ação for tomada agora, até 2010, aproximadamente 200 milhões de pessoas serão forçadas a sair de suas regiões atuais, ou morrerão em decorrência da seca ou de inundações. Infelizmente, estas regiões são em grande maioria ilhas e regiões áridas de países em desenvolvimento, portanto podemos considerar que grande parte não terá recursos suficientes para locomoção e acabará sofrendo as consequências e pagando o pato. No entanto, a pressão da mídia internacional, assim como ONGs e outras entidades, tem gerado alguns resultados. Refletindo a urgência de ações, o governo de Tony Blair está agora pressionando um pacto com o G8 e os cinco países emergentes para que o acordo previsto no protocolo de Kyoto (pós 2010) para cortar em 30% a emissão de CO2 até 2020 e 60% até 2050 via um acordo mundial , seja antecipado para o ano de 2008.

Como um profissional de marketing estratégico, não posso deixar de fazer alguns questionamentos em relação a redução de emissão de gases, principalmente pelos 03 maiores poluidores do momento: EUA, India e China. A redução de CO2 afetará muitas indústrias diretamente e milhares de empresas indiretamente, o que geraria uma crise na economia sem precedentes. O que fazer, com a produção de petróleo por exemplo ? E com as reservas, motivo de recentes conflitos que custam bilhões e muitas vidas ? Outras perguntas: Estão estas empresas investindo em produção de energia sustentável e renovável ? O prazo para alterar a infra-estrutura da indústria é suficiente ? As empresas automobilísticas possuem capacidade tecnologica e produtiva para reverter a produção para veículos ibridos ou menos poluentes ?

Hoje, a indústria automolistica é responsável pela emissão de 22% do total mundial de CO2, enquanto a de aviação fica com apenas 2% e o restante é proveniente da indústria em geral, onde aproximadamente 80% se concentra nas 03 maiores potencias economicas. E a pressão começou justamente nos dois menores emissores e nos usuários de veiculos. Também nesta semana, o governo inglês propôs entre outras coisas, o aumento de até 200% no imposto similar ao IPVA, para proprietários de veículos que emitem mais de 120 gramas de CO2 por Kilometro.

Ao analisar os players mundiais, os interesses de cada parte, os riscos e os desafios, podemos prever que muitas coisas mudarão, mas que o problema está longe de ser resolvido. Será que existirá vontade política suficiente para realmente reverter a situação ? Na variável cultura, as pessoas mudarão os seus hábitos, usando menos carros, viajando menos de avião, vivendo com menos supérfulos e forçando a redução da emissão de gases provenientes da indústria, e se isso acontecer, o que acontecerá com os milhares de desempregados destas indústrias ?

Se você ainda não adotou nenhuma ação de economia de energia elétrica, não é adepto da reciclagem e não participa de debates sobre este tema, é melhor começar a se preocupar. O tempo é curto e passa muito rápido. Vamos ver se conseguiremos reverter a situação para sofrer menos, ou vamos pagar o preço premium.

Fabio Gonçalves

No comments: