Thursday, January 07, 2010


Brasil no Spotlight – Como aproveitar as oportunidades?


Acompanhando as notícias das últimas duas semanas fica evidente e claro a nova realidade da economia brasileira e da imagem que o país construiu, principalmente em consequência das ações e atitudes do país durante a crise economica que afetou os países de economia maduras, como Inglaterra, França e Estados Unidos. O otimismo do brasileiro aumentou muito, segundo pesquisa realizada pela consultoria Grant Thornton (2010) para 71% dos empresários, a economia está bem e ainda vai melhorar, fato que posiciona o país no 5º lugar no ranking dos mais otimistas.


O governo adotou medidas firmes e rápidas para estimular e fortalecer o consumo interno, assim como, manter o otimismo da população e dos empresarios. Os números provam o que escrevo: a bolsa de valores registrou valorização média de 80% no ano de 2009 (Bovespa:2010), o Brasil teve entrada de U$ 28,732 bilhões de capital estrangeiro em 2009 (América economia:2010) e as filiais brasileiras de empresas como Avon, Nestlé, Coca-Cola e Mercedez-Benz foram as estrelas dessas companhias multinacionais (OESP:2010).


Ainda sem dados de pesquisa, mas perceptível no ambiente empresarial, o Brasil agora recebe executivos estrangeiros enviados ao país com o objetivo de recuperar as perdas das empresas no exterior, por meio do aproveitamento da economia brasileira que vibrará e crescerá impulsionada pelos eventos esportivos que acontecerá no país nos próximos 4 anos.


E os profissionais brasileiros, o que devem fazer para aproveitar essa onda de otimismo e projeções positivas? A resposta não é simples, tampouco as atitudes e ações que cada profissional deve adotar. A resposta é preparação, atitude positiva e ação rápida. O profissional que quiser se beneficiar desse novo cenário tem de estar preparado para gerir a complexidade desse novo cenário. Ao mesmo tempo que as empresas terão necessidade de contratação, elas estarão mais exigentes em relação a qualificação e habilidades dos profissionais.


Nesse novo contexto de internacionalidade e competição acirrada entre empresas nacionais e internacionais, assim como entre profissionais, as habilidades de ser fluente em um segundo idioma e os conhecimentos adquiridos em um curso de pós-graduação ou MBA não serão mais diferenciais e sim requisitos básicos e esperados. O que destacará o profissional será a sua habilidade de interação com a diversidade, de aprendizado rápido, de sintetização e interpretação de informações, assim como a de ação rápida e prática que traga benefícios e resultados de curto, médio e longo prazo para as empresas.


Prepare-se, tenha uma plano de ação para desenvolver essas habilidades, haverá oportunidades para todos, no comércio, na indústria e nos serviços. Nesse último setor, as habilidades citadas serão indispensáveis e somente vencerá quem realmente se preparar!


Fabio Oliveira
MSc Strategic Marketing, MBA, BA
Professor da BSP e FAAP



No comments: