Monday, January 01, 2007

Cenário 2007 - Relevantes considerações para profissionais de Marketing

- Convergência das mídias:

Em Novembro de 2006, a SKY Europa fechou acordo com a Google para gerenciar a comercialização das mídias do grupo. O acordo tem como objetivo, integrar os meios de comunicação da SKY incluindo as mídias interativas, como Internet. Esta estratégia envolvendo duas empregas líderes e gigantes, indica uma forte tendência no mercado de comunicação, seja em nível Global ou Local. A Sony recentemente lançou na Europa o Walk Man digital. O aparelho não é um simples MP3 player, mas sim uma ferramenta de conectividade, que recebe imagens de televisão, som e ligações telefônicas com a mobilidade necessária na vida moderna. Aparelhos celulares como o último lançamento da Nokia que armazena 3000 músicas em MP3, tem camêra digital de 2.0 megapixels e recebe imagens de televisão através de download. Como será que a líder Apple com seu Ipod reagirá ao risco que corre ? Entrará na era da convergência, fará parcerias que garantam a sustentabilidade dos benefícios do seu produto ? Reagirá ao lançamento do Zune da Microsoft que permite a troca de música entre os usuários do MP3 via transferência wireless das músicas ?

- Consumidor Integrado e poderoso:

A empresas SKY e Google entendem que o consumidor hoje é conectado e interligado em rede, ou seja, ele decide sobre qual tipo de mensagem, quando, onde e por quanto tempo ficará exposto à ela. Hoje a complexidade do mix de comunicação de qualquer campanha é muito grande, assim como a importância das mídias interativas. Uma pesquisa recente realizada pelo jornal britânico The Guardian, indicou que 1/3 dos Internautas Britânicos assitem menos televisão, enquanto 27% deixam de ler jornais convencionais e 50% deixam de ouvir rádio. Notamos portanto que, um mix de comunicação convencional é totalmente inviável.

Mais do que isto, o consumidor tem o poder de se expressar, e fazer com que suas idéias alcancem um número de pessoas que há 05 anos atrás seria impossível. O velho jargão que afirma que um consumidor insatisfeito fala sobre sua experiência negativa para até 15 pessoas está definitivamente aposentado ! Sites como Youtube, blogs, sites pessoais, email, etcetera, são ferramentas simples e grátis e alcançam o mundo todo !

O consumidor tem o poder da comunicação em rede, é muito bem informado e valoriza a cada dia o seu dinheiro e exige das empresas a entrega do prometido nas campanhas de comunicação, mais do que isto, ele quer ser ouvido pelas empresas, através da participação no processo de desenvolvimento de produtos e serviços que o atendam. O consumidor quer o que chamamos de customização, não somente em serviços mas em produtos. Empresas como O Boticário, Procter & Gamble e Unilever já entenderam a tendência e incluem consumidores no processo de desenvolvimento do produto, não somente na fase de teste ou concepção do produto como sugere a literatura de marketing, mas em todo o processo.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e com a qualidade de vida no micro e macro ambiente. A busca pela inovação que permita uma extração sustentável dos recursos necessários para o desenvolvimento econômico das nações e das empresas é uma tendência inevitável. O crescimento de econômias como a China e India são alcançados através da exploração descontrolada de recursos naturais, que destroem o meio ambiente e as consequências para os próximos 10 anos pode matar milhares de pessoas e custar ao mundo mais do que custou as duas guerras mundiais. Até quando consumidores da América do Norte, Europa e América Latina continuarão comprando produtos importados da China e India ao custo de muita corrupção, ilegalidade, exploração de mão-de-obra barata e destruição do meio ambiente ?

As empregas globais como Unilever, Procter & Gamble e Nike, somente para citar algumas, também estão incluindo controles da sua cadeia de suprimentos de maneira à garantir a sustentabilidade das atividades de todos os envolvidos no processo produtivo.

Conclusão

É óbvio que para cada econômia estas variáveis tem maior ou menor importância. No entanto, as tendências indicadas são uma realidade e devem ser consideradas em qualquer econômia e para qualquer tamanho de empresa. A complexidade da administração de marketing atual, só pode ser superada através do bom planejamento incluindo uma análise criteriosa da alta competitividade, tecnologia e novos padrões psicográficos estabelecidos na economia moderna. Mais do que isto, aplicar o planejamento e a estratégia é primordial e deve envolver todos os níveis da empresa. Desde um pequeno restaurante ou hotel até empresas globais devem considerar o novo comportamento do consumidor nas suas ações.

Um bom 2007 para você !

Fabio Gonçalves
MBA Marketing - FGV
MSc Strategic Marketing
The University of Hertfordshire

No comments: